29/06/2012

uma nova festa Junina

Alguns temas que abordamos, muitas vezes parecem sem nenhuma importância, ou mesmo nos parece dificil, falar desses temas e incluir significado a eles, enchendo-os de valor real, retratando-os com seu devido papel de incluir veracidade, dando -lhes o devido lugar que merecem sendo parte de nossa história, tantas vezes, deixada de lado ou desconstruida, por estarmos preocupados com o futuro, quando o aqui e agora tem tanto a nos ensinar.
Preocupa-me muito a questão de incluirmos nos nossos planejamentos o dia do índio e a Festa Junina, sem de fato, fazer desses dias, algo mais, fazer desse dia, mesmo na educação infantil, algo de valor cultural e histórico para os pequenos.
O dia do índio comemorado apenas fantasiando os alunos de "indiozinhos", não prroporciona nada além de um dia, como outro qualquer, quando na verdade, deveria ser pensando e contextualizado, como um dia para olhar a realidade do índio e como ele foi se transformando e colocado de lado, em suas crenças, e sua própria cultura, como menor que o homem das grandes metrópoles.
O mesmo acontece com a festa junina, coememoramos a religiosidade que não é a realidade de algumas dos nossos alunos, mas festa junina é só isso?
Ou podemos ir além?
Ou podemos fazer mais com as caracteristicas do homem do campo,
das comidas típicas,
dos ritmos, cheiros, sabores e saberes de uma gente mais simples,
ou de um Estado que é rico, soberano pela gente e por tudo que reppresenta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, deixe aqui sua opinião!

Related Posts with Thumbnails