22/02/2010

adaptação na educação infantil - não queime essa etapa

Adaptação na Educação Infantil



A semana é de adaptação para os pequeninos da Educação Infantil. Momento para conhecer os novos amiguinhos, reencontrar os colegas, se ambientar no novo espaço. As crianças começam a explorar a Escola - espaço para aprender, descobrir, crescer, ser feliz e fazer novos amigos. Para uma boa convivência, é fundamental que haja um bom convívio coletivo, com alegria e confiança. Para tanto, pais e Escola, devem , desde o primeiro encontro questionar, tirar dúvisas,  deixar claros todos os detalhes, para que haja total confiança, nesse novo relacionamento que surge e que envolve a criança, visto que, ela sente, com certeza a presença ou a falta dela na conduta de ambos, tanto pais, quanto educadores..










Adaptação de Novos Alunos

Por se tratar de um período em que a criança forma os seus primeiros vínculos com a escola, essa é uma fase na qual a família e a escola dedicam especial atenção a todos os fatores que interferem na adaptação.



• Os pais devem preparar a criança com antecedência para seu ingresso na escola, através de conversas sobre as atividades, brincadeiras e o conhecimento de novos amigos.

• O período de adaptação difere de criança para criança, é único e deve ser avaliado diariamente.

• Sigam as recomendações dos profissionais da escola, que, com experiência e segurança, estão disponíveis para acompanhar esse período.

• Evitem atrasos no horário de buscar a criança, pois isso gera ansiedade e dúvidas.

• A mesma pessoa (pai, mãe ou pessoa autorizada) deverá acompanhar a criança em toda a sua fase de adaptação, transmitindo-lhe entusiasmo e segurança.

• Procurem sempre os profissionais da escola; confiem e transmitam ao seu filho apoio e segurança.
A adaptação da criança está na dependência da orientação da educadora, que deverá conhecer suas necessidades básicas, suas características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiêne e nutrição infantil (todas estas informações devem ser passadas pelos pais em entrevista prévia com a direção através de anamnese).





1 - A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;



2 - A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;



3 - A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;



4 - Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação;



5 - O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;



6 - A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;



7 - Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;



8 - Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;



9 - Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.



10 - A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;



11 - Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;



12 - Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;



13 - Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;



14 - O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;



15 - Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola;



16 - Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)



17 - É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.



18 - Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola.


É imprescindivel, que, tanto os pais quantto os educadores, neste período, estejam atentos ao comportamento da criança e deixem que o tempo dela de adaptação aconteça, sem pressa, sem adiantar nem atrasar este processo. Esse é o primeiro e grande desafio que a criança terá e isso sefaz, como uma espécie de tentativa para seus pequenos vôos.

Proteja,
mas deixe o vôo acontecer naturalmente!



leia também : os mitos na  adaptação escolar:http://alternativaeducacaoinfantil.blogspot.com/2010/01/os-5-mitos-da-adaptacao-escolar.html  http://alternativaeducacaoinfantil.blogspot.com/2010/01/os-5-mitos-da-adaptacao-escolar.html

2 comentários:

  1. olha, muito bom suas orientações, só a crescentaria que é um absurdo os pais ficarem determinando e dizendo: "tudo bem tia, olha só, voce vai ver ele nem vai chorar, é porque eu não tenho ningume pra vir pega-li, " sabe essas coisas !!! Eu acho falta de respeito com a criança e há muitos pais achando que podem mudar a rotina da Escola e da a daptação em função da necessidade dele.

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  2. Escola e Familia, precisam nesse momento de muita confiança mútua.
    se a gente não confia na Escola, nada vai dar certto.
    Parabéns pelo blog

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