06/05/2010

vivenciando ou brincando de comemorar o dia do indio

Comemorar o dia do índio é uma forma de valorizar a cultura desse povo, que a criança precisa compreender que é GENTE, tem valor, suas alegrias, seus hábitos e alvo do amor de Deus!
Somente vestir as crianças, enfeitá-las e fazer com que elas saiam da escola, como se estivesse saindo de uma festinha, sem sentido, não vai prover, não vai incitar nelas, o fato mais importante_ respeitar os diferentes, por isso nossa proposta é: trabalhar o dia do ìndioEu gosto de trabalhar com histórias (lendas), vivenciar brincadeiras, trazer informações sobre um outro modo de viver dos índios e as influências da cultura ocidental nos seus costumes (uso de roupas, chinelos e etc).



Trabalho com CDs de música guarani (ouvimos durante as atividades de artes).


Trago em fotografias os traços e cores que eles usam em suas produções.

muito interessante também ,trazer  as palavras cuja a origem vem da lingua tupi guarani.
é muito importante também, antes de fazer qualquer produção no papel, realizar, brincadeiras, trajetos no pátio, cantar músicas, realizar brincadeiras de origem indigena.

É claro, que, a produção no papel, é importante, mas ela deve ser parte do processo e não o centro do processo. Assim, estaremos possibilitando aos nossos alunos vivenciarem e serem de fato sujeitos da aprendizagem.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, deixe aqui sua opinião!

Related Posts with Thumbnails