15/05/2012

para aprender a gostar de ler!

http://aquiagentecresce.blogspot.com.br/2012/05/para-aprender-gostar-de-ler.html











Uma das maiores dificuldades na formação integral do aluno, é torná-lo um leitor, um apreciador de livros, um disciplinado consumidor da boa leitura, e consequentemente um adulto mais crítico e capaz de ler e compreender e ir além no que diz respeito à leitura e escrita.
Através do a leitura descobrimos outros mundos, novas idéias, hábitos, costumes, ampliamos a imaginação e a criatividade, além de percebermos o mundo à nossa volta de uma outra forma, sob novos ângulos, em outras perspectivas, além do que somos "acostumados" a olhar, além de dinamizar o raciocínio a a interpretação.
Desenvolvemos o hábito de ouvir, enriquecemos o vocabulário, ficamos envolvidos com linguagens diferenciadas, além de entrarmos num mundo de fantasia e imaginação, que enriquece a nossa própria vida e amplia nossa visão do mundo, e daquele que queremos construir e vivenciar.
O passo mais importante é, que o próprio professor seja aquele que  primeiro,apreendeu a leitura como parte inegociável do seu crescimento intelectual e pratica com eficiência o hábito da leitura.

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).


Diante de tudo isso é impossível, conceber a educação infantil sem envolver a leitura de histórias, os contos, as lendas e a criação de pequenas histórias, usando a imaginação da criança.
O professor da educação infantil, pode inclusive, trabalhar conceitos, partindo das figuras e das informações contidas nos livros de histórias.


Vale sempre a pena investir em parar tudo e começar a entrar no mundo da fantasia, com o olhar apurado do aluno.


Bom recomeço!
Bom ínicio de tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, deixe aqui sua opinião!

Related Posts with Thumbnails