09/05/2012

Um educador de educação infantil é...

Nesses últimos tempos, por conta de ter que pesquisar muito e ler de tudo para a minha conclusão de curso de administração escolar, tenho me deparado com inúmeros textos, que certamente vem transformando minha visão da enorme responsabilidade de estar à frente de uma Escola, onde trabalhamos, com a faixa etária dos 4 meses aos 5 anos de idade.
De todas as formas e além do que eu poderia imaginar, tenho experimentado o peso da responsabilidade na escolha de profissionais mais capacitados e preparados, para estarem convivendo, vivendo, ensinando, cuidando e aprendendo, com as crianças e os responsáveis por esses pequenos grandes autores de sua própria história e transformadores da história de suas famílias, dos grupos ao qual pertencem e aos quais pertencerão amanhã.
Quero deixar algumas considerações, com as quais venho me deparando.

1-Não adianta ficar adiando, crianças são essencialmente musicais, portanto, o professor de educação infantil, precisa incluir a música antes, durante e depois das atividades diárias


Iniciação musical infantil de bebês e crianças. A música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.

A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque sentem-se compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.

Os benefícios da música para as crianças

Na etapa de alfabetização a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida.
A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração, além de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemática. A música é pura matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memória.

Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos. . Movimente-a para que possa dançar enquanto você canta. Pode abraçá-la e carregá-la no seu colo entoando outros ritmos infantis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, deixe aqui sua opinião!

Related Posts with Thumbnails